quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A oração no Culto

Parte importantíssima do culto é a oração. De preferência, a oração deve ser feita de joelhos. Davi se achava inspirado quando disse: "Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou". (Salmo 95.6). A pessoa que profere a oração deve ser cuidadosamente escolhida. A oração deve ser adequada à ocasião. Não deve incluir assuntos pessoais, nem constituir uma prédica a Deus ou à congregação. A oração pública, em geral, deve ser curta e proferida em voz alta para que todos possam ouvi-la e unir-se-lhe em espírito. Assim como Cristo ensinou Seus discípulos a orar, convém que o pastor ensine a seus colaboradores como devem ser as orações no culto público.
Notemos os seguintes comentários da pena inspirada sobre as orações nos cultos: "Que os ministros e todos os que fazem oração pública aprendam a fazê-lo de maneira que Deus seja glorificado, e os ouvintes abençoados".- Obreiros Evangélicos, pág. 89.
"A oração feita em público deve ser breve, e ir diretamente ao ponto. Deus não requer que tomemos fastidioso o período de culto, mediante longas petições. Há muitas orações enfadonhas, que parecem mais uma preleção feita ao Senhor, do que o apresentar-Lhe um pedido. (...) Não se exigem orações verbosas, com caráter de sermão, e que são fora de lugar em público. Uma oração breve, feita com fervor e fé, abrandará o coração dos ouvintes".- Idem, págs. 175-179.
"Tenho visto que a confusão desagrada ao Senhor, e que deve haver ordem no orar e também no cantar. Não devemos chegar à casa de Deus para orar por nossa família, a menos que um profundo sentimento a isto nos induza, enquanto o Espírito de Deus a está convencendo. Quando na casa de Deus, devemos orar por uma bênção presente, e esperar que Ele nos ouça e atenda às petições". - Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 44 e 45. Uma de nossas petições deveria ser: "Senhor, ensina-nos a orar".


Música e Adoracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário