2 - Objetivo: Ensinar as crianças que devemos sempre escolher fazer o que é certo, obedecer os pais, pois isso agrada a Deus.
3 - Versículo para memorizar: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Ex 20:12)
Vocês estão lembrados de Samuel? Ele era filho de Ana. Quando ainda era criança, sua mãe o levou para ajudar o sacerdote Eli no templo. O sacerdote era aquela pessoa que deveria cuidar da casa de Deus; orar em favor do povo e levar as ofertas do povo a Deus. Samuel ajudava Eli a cuidar do templo. Ele era um garoto obediente e amava a Deus.
O sacerdote Eli tinha dois filhos ( Hofni e Finéias), que não eram obedientes como Samuel. Eles não escolheram fazer as coisas certas. Muito pelo contrário, faziam tudo errado diante dos homens e diante de Deus. Os filhos de Eli também eram sacerdotes, mas não cuidavam bem do templo, obrigavam o povo a dar as ofertas para eles e ainda desprezavam a Deus.
Ninguém gostava dos filhos de Eli pelas maldades que praticavam. Eli sabia de tudo isso e não ensinava a seus filhos o caminho de Deus, deixando que eles fizessem tudo o que queriam.
Deus ama as pessoas, mas não gosta dos pecados. Numa noite, Deus falou a Samuel que iria castigar Eli e sua família, por causa das coisas más que estavam fazendo. Deus ainda disse: “Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar" (1Sm 3: 13b). Samuel ouviu o que Deus falou e voltou a dormir.
No dia seguinte, o sacerdote Eli quis saber o que Deus havia falado a Samuel. Samuel não queria contar, mas o profeta disse que Deus iria castigá-lo se não contasse. Então, ele contou tudo. Eli ficou muito triste e falou: "Que Deus faça o que achar melhor".
Depois de algum tempo, os filhos de Eli foram para uma guerra e lá morreram. Quando Eli recebeu a notícia da morte de seus filhos, e que haviam perdido a Arca da Aliança, caiu de costas de uma cadeira e morreu. Tudo aconteceu como Deus havia dito a Samuel.
Conclusão:
Quando escolhermos fazer o que é errado, provavelmente teremos problemas depois. Por exemplo: se a mamãe fala para não comer muito chocolate e você come, acaba tendo dor de barriga, não é verdade? Quando escolhemos o que é errado, pagamos um preço por isso. Devemos escolher sempre fazer o que é certo, porque isso deixará Deus e as pessoas felizes conosco.
Atividades:
Colorir o desenho que mostra Samuel entregando a mensagem de Deus para Eli.
Passe o vídeo com a música que diz: "Quem ama, corrige o seus filhos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário