sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

5 Passos para o Perdão

Sabemos que para muitas pessoas, dependendo das circunstâncias, é bem difícil Perdoar, embora esse ato para a vida da gente seja fundamental e importante para vivermos melhor, em um mundo cheios de 'problemas'.
 Se você está lutando para perdoar uma ofensa que foi feita contra você, você não está sozinho. Perdoar pode ser um processo extremamente difícil. A coisa sobre falta de perdão,  vai te machucar mais do que ferir a pessoa que o ofendeu. Muitas pessoas buscam aconselhamento para ser útil no processo de perdoar e seguir em frente com sua vida. Abaixo alguns passos para que você consiga perdoar:

1. Reconhecer a dor

    
Não minimizá-lo ou negar o mal que foi feito contra você.
    
Não dê desculpas para o agressor.
    
Escreva. Escrever é uma ótima maneira de trabalhar com a raiva e mágoa. Também organiza seus pensamentos e ajuda a reconhecer a verdade. Às vezes, escrever uma carta para o infrator é útil (esta carta não é, geralmente, para ser enviada, mas é para trabalhar através de seus próprios pensamentos e sentimentos).

2. Identificar suas emoções

    
Quando alguém faz algo para prejudicá-lo, você pode experimentar pesar e raiva. Estas emoções não estão errados, mas são uma resposta normal a uma ofensa.
    
É importante identificar como a ofensa o fez sentir e se expressar. Depois de escrever o delito, escreva como você se sentiu quando o crime aconteceu e como você se sentiu desde então.

 3. Cancelar a dívida

    
Escreva um "cheque em branco" do perdão.
    
Você pode querer escrever as ofensas que fizeram a você e, em seguida, escrever "cancelada" sobre elas. Você pode  queimar a carta que você escreveu expressando a sua tristeza e dor.

4. Estabelecer limites

    
Decida o que você precisa fazer para se proteger e não deixar essa pessoa te machucar novamente. Por exemplo, se alguém é ofensiva para você verbalmente, você pode optar por não se associar com eles, ou dizer-lhes que, se eles começam a insultá-lo de que você não vai falar com eles até que estarem dispostos a falar gentilmente.
    
Não continue a olhar para a aprovação de uma pessoa que o feriu.

5. Faça um compromisso para Perdoar

    
Faça um compromisso pessoal ou (se possível) público para perdoar a pessoa para o que eles têm feito.
    
Comprometa-se a não usar a coisa que fizeram contra você como uma arma contra eles.
    
Quando você tem dúvidas sobre se você "realmente" perdoou a pessoa, lembre-se o compromisso que você fez para perdoar. Lembre-se de que o perdão é uma escolha, não um sentimento.

Fonte: thriveWorks

Veja também: Aprendendo a Perdoar

Nenhum comentário:

Postar um comentário