terça-feira, 18 de outubro de 2011

Como, Onde e Porque Orar

(1 Ts 5:17) “Orai sem cessar”.

Oração no sentido religioso é a elevação da alma a Deus. É uma conversa entre o cristão e o seu mestre, Jesus Cristo.


1) Oração: Um mandamento de Cristo.
Jesus Cristo nos exortou a vigiar e orar, (Marcos 14:38) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Ensinou-nos também onde orar, (Mateus 6:6) “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”. Além do quarto, (aposento) apontou outro lugar, (Lucas 19:46) “Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores”. Hoje se fala muito em orar no monte, mas a Bíblia não recomenda isso porque hoje nós temos onde orar. Jesus orou no monte porque só existia um templo e dele fora expulso. Hoje orar em montes é desmerecer a casa de Deus e a nossa própria casa também, porque Jesus disse para entrarmos no nosso quarto e ali orarmos em oculto sem incomodar o vizinho porque Deus não é surdo. Esse costume errado começou dum tempo para cá
2) Como orar?
A Bíblia ensina que devemos orar em todo tempo, mas a oração de joelho (ajoelhado) é a que mais encontramos em seus escritos.
a) Orar de Joelhos:
Examinemos alguns versículos a respeito: (1 Reis 8:54) “Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao SENHOR esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do SENHOR”.
(Esdras 9:5) “E, perto do sacrifício da tarde, me levantei da minha aflição, havendo já rasgado a minha veste e o meu manto, e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o SENHOR, meu Deus”.
(Daniel 6:10) “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”.
Agora veremos no Novo Testamento: (Lucas 22:41) “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava”.
Em (Marcos 1:40) diz: “E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me”.
(Atos 7:60) “E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu”.
(Atos 9:40) “Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se”.
(Atos 20:36) “E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles”.
(Efésios 3:14) “Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.
b) Orar em pé:
Deus também ouve a oração em pé, (Lucas 18:13) “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador”! E Deus ouviu e atendeu sua oração.
c) Orar deitado:
Até deitado e virado para a parede podemos orar que Deus ouve, (Isaías 38:2) “Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR”. E o Senhor respondeu sua oração imediatamente. Vejamos o que diz em (Isaías 38:5) “Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos”.
3) O que é prostrar-se?
Podemos orar prostrados? O que é prostra-se? Prostrar-se quer dizer; lançar-se por terra em reverência (Dic Michaelis). Todavia, podemos orar de todo jeito, porém quem está ajoelhado está prostrado.
Prostrar-se lançando-se ao chão está mais ligado a adoração, Josué prostrou-se e adorou, (Josué 5:14) “E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então, Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo”? João também se prostrou para adorar, (Apocalipse 19:10) “E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. Orar completamente prostrado (com a boca no pó) se faz quando estamos numa luta que embora estejamos diante de Deus não vemos como alcançar vitória, veja uma recomendação para por a boca no pó (Lamentações 3:29) “Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança”. Mas isso só se faz quando não perspectivas de vitórias, porque a oração mais usada pelo ensino bíblico é a de joelhos dobrados
4)Por que orar?
Quando estamos orando estamos falando com Deus, fortalecendo a nossa fé para vencer as investidas de Satanás. Através da oração e fé alcançaram vitórias (Hebreus 11:33) “Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões”. Venceram pela fé porque viviam em oração, temos em Ana um exemplo; (Lucas 2:36 e 37) “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade, e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia”.
Conclusão: Oremos em todo tempo, andando, assentados, em pé, deitado, ajoelhados, vivamos em oração sabendo que primeiro precisamos vigiar, não adianta orar e não vigiar. Vigiemos e oremos sem cessar. Leiamos: (1 Timóteo 2:8) “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”.
Vigiemos e oremos sem cessar.
Pr. Ismar Vieira Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário