segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Reflexão de Natal - A Lição do Burro de Natal

O Natal está chegando, e não devemos ficarmos preocupados apenas com os presentes que daremos ou receberemos, e sim refletirmos sobre o seu real significado: O nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo.
Hoje encontrei um texto, que achei super interessante sobre um dos personagens dessa história real e fascinante. Esse personagem as vezes nem é citado nos contos de Natal. Ele era um Figurante, mas muito Importante! " O Burro de Natal"

As Virtudes do burrinho
O primeiro traço é "humildade". Eu não acho que ninguém pode negar que os burros são uma das mais humildes das criaturas. Como Cristãos, a humildade é uma virtude muito importante, especialmente se você está se esforçando para a santidade. Ser humilde não é ser um capacho humano, mas sim que é andar na luz e verdade de Jesus Cristo. O Natal é um momento perfeito para nos a refletir sobre a virtude da humildade e como vivemos, ou não vivê-la, em uma base diária.

 O segundo traço,  é a ética de trabalho do burro. O burro é conhecido por ter trabalho duro, cuja função é transportar cargas pesadas ou executar outras tarefas domésticas. Essa imagem deve lembrar-nos, como filhos de Deus, como a preguiça não é aceitável. Pelo contrário, todos nós somos chamados para o trabalho e trabalhar para a glória de Deus, não importa o quão humilde ou grande seja a tarefa.

A terceira característica  é como o burro é um amigo dos pobres. Isso se refere o burro como o "braço direito dos pobres." Quando entramos na época do Natal e passagem para o Ano Novo seria uma boa idéia para refletir sobre a forma como vemos os pobres e, também, se nós, como cristãos, contribuir para ajudar os pobres, sendo solidários de alguma forma.

A quarta e última característica é que o burro é um animal de "paciência e mansidão." Embora burros são conhecidos por serem teimosos, eles são umas das mais delicadas das criaturas. Sua paciência realmente brilha, especialmente quando eles são forçados a trabalhar e transportar cargas pesadas, por longos períodos de tempo. Uma boa pergunta para nós mesmos relfetirmos seria: se me esforçar em minha interação com os membros da família, colegas de trabalho, até mesmo estranhos para ser um exemplo de "mansidão e paciência", como seria a minha vida, ou como seria a vida em geral? 

Com o Natal aqui essas lições do burro de Natal pode certamente ajudar-nos a ser melhores Cristãos. Ao praticar a humildade, trabalhando duro, ajudar os pobres, ser paciente e gentil com os outros que certamente refletem a luz de Cristo em um mundo que está crescendo espiritualmente no escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário