O Dia do Astronauta é comemorado no Brasil em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em 2006, e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS). Pontes se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço, após oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos).
Portanto, considera-se um 'astronauta' toda e qualquer pessoa que viaja no espaço, incluindo cientistas, políticos, jornalistas e turistas.
A disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela conquista do espaço foi grande e rendeu avanços científicos e tecnológicos. Mas quem saiu na frente foram os russos, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin, que durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilômetros em volta da Terra. Os americanos conquistaram o espaço em 1962, com John Glenn. Hoje, centenas de pessoas já tiveram o privilégio de ir ao espaço, o que coloca em evidência o avanço do turismo espacial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário