quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O atleta é o profissional dos esportes (preferencialmente atléticos) e das atividades físicas. O termo se iniciou com os que praticavam atletismo, os atletas. Depois se estendeu aos praticantes de luta (em jogos solenes) na Grécia e Roma antigas. Também pode significar um homem ou mulher de sólida compleição.
A figura do atleta surgiu já com as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade iniciaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Os competidores eram atletas profissionais que chegavam à Olímpia um mês antes do início oficial dos Jogos para se submeter a um treinamento moral, físico e espiritual, sob a supervisão dos juízes.
A premiação era somente uma coroa de ramos de Oliveira. Mas era comum os campeões terem regalias, como lugares nas primeiras filas dos teatros ou sua alimentação paga por toda vida. Além de tudo, eram considerados heróis, muitos inclusive foram soldados que inspiraram a mitologia grega.
Em 1896, por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, as Olimpíadas voltaram a ser realizadas. O primeiro país a sediar os Jogos Olímpicos da Era Moderna foi a Grécia, uma justa homenagem aos grandes inventores do espírito olímpico. Novamente, os atletas foram as grandes estrelas do evento.
A paixão do brasileiro pelo esporte é comemorada em todo o País.
Nos grandes centros ou no interior, entre crianças e adultos, novos atletas não param de surgir e gerar os novos talentos que um dia irão se destacar e brilhar nas competições dentro e fora do Brasil. Isso sem falar naqueles atletas que praticam esportes para manterem-se saudáveis ou por puro prazer.
Garra, empenho, suor, força, superação, boa forma, emoção, chorar, vibrar, conquistas e honra: isso é você, Atleta.


Fonte:Amigos do Crivella

Nenhum comentário:

Postar um comentário