Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

20 de Dezembro - Dia do Mecânico

Se o carro quebrou e você não entende nada de mecânica de automóveis não se preocupe. Chame um dos quase 175 mil mecânicos de manutenção de veículos automotores espalhados pelo país - só no mercado formal - de acordo com informações da Relação Anual de Informações Sociais. Isso para atender uma frota de mais de quase 51 milhões de veículos, com base em estatística do Ministério das Cidades.
O profissional que vive ao redor de latas de graxa, porcas, parafusos, chaves de fenda cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular.
Habilidades - Além do conhecimento técnico o bom mecânico precisa ter noções de física, matemática, informática, metodologia, inglês e espanhol para auxiliar na leitura de manuais e apostilas técnicas. É bom que se diga que ambiente de trabalho antes sujo e desorganizado, hoje, prima pela limpeza e organização. Sendo assim os interessados na profissão devem estar atentos
para a apresentação pessoal e a organização no ambiente de trabalho.
Porém, nem só de automóveis vive o homem. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) registra pelo menos oito famílias ocupacionais relacionadas com a profissão: Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos (código 9111), Mecânicos de manutenção e instalação de aparelhos de climatização (código 9112), Mecânicos de manutenção de máquinas industriais (código 9113), Mecânicos de manutenção de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas (código 9131); Mecânicos de manutenção aeronáutica (Código 9141); Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais (9142); Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais (Código 9143).
Fonte:JusBrasil

Um comentário: